Grupo: Astrarsul

Cidade: Cerro Grande do Sul

Famílias beneficiadas: 04

Responsável: Vilson e Cris

Telefone: (51) 99693-2403

Produtos disponíveis: Alface, rúcula, radiche, mini chinesinha, mostradas orientais, couve folha manteiga escura, agrião da água, brócolis, salsa, cebolete, mangerona, alecrim, salvia, cenoura, beterraba, morango, aipim com casca, batata doce branca/roxa/moranga crioula, acelga, tomate perinha, tomate coração de boi, berinjela, pepino japonês, pepino salada, abobrinha de tronco, morango.

Ano de início na FAE: 1994

Contato para encomendas: WhatsApp:
(51) 99693-2403

Redes sociais:
Instagram: familiastefanoski

Descrição: No ano de 1991 surgiu a oportunidade de Vilson Stefanoski e Vilceu Stefanoski irem fazer parte da Feira dos Agricultores Ecologistas.
Recém chegados de sua cidade natal Carlos Gomes(interior de Erechim).Para construir suas histórias em Cerro Grande do Sul. Tinham como proposta continuarem na agricultura.

Conheceram então uma pessoa que os auxiliou neste momento ,mas esta pessoa tinha somente por base a agricultura ecológica.

Daí então as coisas começaram a fluir de uma maneira tão propícia que os irmãos passaram a buscar este novo momento como uma forma de vida.
Passaram a fazer viagens , parcerias conhecer novos agricultores ,fazer cursos voltados ao conhecimento de agricultura ecológica e familiar.
Entenderam que não poderiam fazer essa agricultura sozinhos no município e buscaram novos e pequenos agricultores e formaram a associação Astrarsul em 1998.

E daí começaram a se questionar o que é agricultura ecológica. Foram aprendendo e buscando entender que para produzir existe alguns princípios. Como respeitar a terra ,a natureza tuda ao seu entorno ,respeitar a vida que ali existe. E dela colher os frutos ou seja alimento saudável.

Terra saudável, alimentos saudáveis pessoas saudáveis. Seguindo então a história da Banca Família Stefanoski onde em 1999 chegam para fazer parte desta história Cris esposa de Vilson e Liria esposa de Vilceu.

Neste mesmo ano a Família vê como proposta a possibilidade de outras famílias fazerem parte deste espaço de venda Família Stefanoski. Pois como já tinha outras famílias no município produzindo alimento ecologico. E entre idas e vindas hoje no espaço FAE a banca Família Stefanoski é formada por quatro famílias que ali fazem parte de um único planejamento de produção bem como seus filhos ainda adolescentes mas que também já estão envolvidos diretamente neste processo. Forma de cultivo onde sempre se busca melhor sabor ,e nutrientes para os alimentos produzidos terem maior durabilidade.

Fazendo compostos chamado longbio com fungos e farinhas de rocha ou seja reposição de minerais no solo. Integrando análise biológica do solo que é a Cromatografia.