Em comemoração ao período da fertilidade e de maior incidência do sol no ano, a FAE – Feira de Agricultores Ecologistas, em conjunto com o Goethe-Institut Porto Alegre celebram neste sábado o Solstício de Verão com duas atrações culturais gratuitas ao público: a Orquestra Villa Lobos e o NIC – Mulheres Palhaças.

A Orquestra Villa-Lobos é um programa de educação musical desenvolvido há quase 30 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, situada na Vila Mapa, periferia de Porto Alegre. Tem por objetivo proporcionar a inclusão social a crianças e jovens da comunidade por meio de vivências artísticas e socializadoras. A Orquestra tem dois CDs produzidos, O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008); o livro Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma (2012) e os DVDs Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013) e Paz & Amor (2020). É reconhecida no Brasil e no exterior – recentemente, pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha – como projeto pedagógico e artístico e recebeu mais de vinte prêmios na área da educação, cultura e direitos humanos. Dentre eles se destacam o de Melhor Espetáculo do Ano nas edições do Prêmio Açorianos de Música (2019 e 2020).
A Orquestra Villa-Lobos já ultrapassou a marca de mil e trezentos concertos no Brasil (RS, SC, RJ, DF, BA, PB) e Mercosul (Argentina e Uruguai) para público superior a 350 mil pessoas. A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, que entre outros prêmios, recebeu da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha e o Troféu Guri do Grupo RBS por sua atuação frente à Orquestra.

Já o NIC – Mulheres Palhaças foi formado em 2016 por sete artistas que utilizam a linguagem do palhaço, seus desdobramentos e possibilidades não só para resgatar a conexão com a criança interior, mas também para tratar de questões ligadas ao universo feminino. O grupo já realizou várias intervenções artísticas no espaço público e instituições e atualmente dedica-se também a pesquisar as possibilidades de interação do universo virtual.

A realização da comemoração especial do solstício coincidirá com a Feira do Brincar, realizada todo segundo sábado de cada mês na FAE. Organizada pelos brincantes, escritores e frequentadores da feira Fernanda Poletto e Mário Pirata, a Feira do Brincar promove intervenções brincantes pela feira, como amarelinhas (sapatas), brincadeiras de chão e giz, pequenas cirandas, entre outras, com o objetivo de resgatar brincadeiras populares.

As atividades acontecem neste sábado, 11/12, entre 10h e 12h30 na FAE (1ª quadra da av. José Bonifácio próximo à av. Osvaldo Aranha) seguindo todos os protocolos de segurança contra o COVID. Em caso de chuva as atividades serão transferidas para a semana seguinte (sábado, 18/12).

Quem?

FAE – Feira de Agricultores Ecologistas e Goethe Institut Porto Alegre

O que?

Sábado Cultural na Feira – apresentações gratuitas da Orquestra Villa Lobos e do NIC – Mulheres Palhaças

Quando?

Sábado, 11/2, das 10h às 12h30 (em caso de chuva o evento será transferido para sábado 18/12)

Onde?

FAE – 1ª quadra da Av José Bonifácio (próximo á Av. Osvaldo Aranha)

Deixe um comentário