Por Taís Severo Ponte (Nutricionista)
Nutris na feira nasceu há um pouco mais de um ano, mais precisamente entre uma consulta entre dois colegas e estudantes de Nutrição do IPA, eu Taís, estava terminando o TCC para apresentar em junho estressadíssima com o acúmulo de coisas para a formatura, liguei para o Castiel pedindo que organizasse minha rotina alimentar em troca de alimentos da FAE por um mês!
A idéia de fazer a Feira para o colega tinha o objetivo de facilitar o dia a dia das compras da semana, afinal de contas, usamos os alimentos livres de agrotóxicos como nossa principal fonte de saúde, mas esse objetivo acabou virando encontros aos sábados e motivo para papearmos e conhecermos melhor os produtores agroecológicos, estávamos em plena pandemia e tínhamos sempre o cuidado de não nos estendermos muito a cada ída porém sempre ficávamos com assuntos pendentes relacionados a feira, aos alimentos, ao nosso olhar sobre a vida saudável, sobre como aquele espaço poderia ser aproveitado na sua totalidade, sobre como o papel do nutricionista está ligado diretamente as feiras orgânicas e principalmente como somos dependentes das Feiras Agroecológicas.
Confesso que a idéia não nasceu pronta, nem de uma hora para a outra. A cada ida a feira íamos trocando mais informações e conhecimento com os (as) produtores (as) e quando nos demos conta esse projeto estava tomando forma de maneira muito intrínseca até a Rose da Família Porto nos escutar e pedir para que escrevêssemos no papel o nosso projeto para apresentarmos para a Comissão da FAE (não tínhamos projeto!).
O que posso ressaltar aqui nessa nossa primeira apresentação é que a partir desse “chamado ou impulso” da Rose, todas as nossas ideias foram tomando forma. Chamamos a Maiga Reck, nutricionista que trabalhou na Quintanda e tem experiência de projetos em feiras e a Lílian Schilling, que antes de ser nutricionista é Engenheira Ambiental, nosso time já tem uma base forte e alinhada.
Nossa proposta tem cunho educacional e interativo, queremos fortalecer o trabalho do agricultor agroecológico juntamente do consumidor da Feira, queremos atuar como parceiros fomentando o uso e o consumo da agroecologia em todos os seus aspectos, queremos interagir com o público da FAE com ações educativas e sociais e que consolidem a importância do papel dos produtores e sobretudo queremos honrar nossa profissão no âmbito social.
Estaremos uma vez por mês na FAE, teremos uma banca com ações programadas, as datas serão divulgadas conforme o calendário de atividades da feira.
Esperamos todos vocês lá!