O CONSEA-RS e o COMSEA – São Leopoldo convidam para Sessão de Autógrafos do Livro “MAS, SE A GENTE É O QUE COME, QUEM NÃO COME NADA, SOME” na Banca do Meio da Feira de Agricultores Ecologistas (1ª quadra da Rua José Bonifácio, bairro Bom Fim em Porto Alegre) neste sábado,14 de agosto, a partir das 8h30min.
O livro possui uma dimensão que vai além da academia. Tem suas raízes profundamente fincadas no solo fértil da realidade social. Embora desvele uma realidade que normalmente está esquecida – que “some” – de uma cidade do sul do Brasil, a abrangência do tema é sem dúvida internacional. O livro foi construído a partir do diálogo com a rua, e conforme diz Nilson Lopes, representante do coletivo população de rua do município de São Leopoldo/RS : “A fome é a maior violência que se pode submeter um ser humano e nenhuma calamidade pode desagregar a personalidade humana tão profundamente e em um sentido tão nocivo quanto à fome.
Tomando o cenário atual de uma calamidade pandêmica, é correto dizer que a fome torna-se um dos temas contemporâneos que está mais em alta, isso quer dizer que em plena pandemia os problemas relacionados à ocorrência da fome são agravados, com reforço nas desigualdades sociais, a crescente progressão da miséria, do desemprego, da exclusão social, entre outras questões que evidenciam as dificuldades de acesso à alimentação e na garantia de vida saudável das pessoas e das comunidades.
O livro “Mas, se a gente é o que come, quem não come nada some!” Escrito pela autora Ana Mattos, trata da problemática da fome no âmbito da situação de rua. É esperado que este livro se torne currículo para os cursos de ensino superior, a fim de formar profissionais, apreciado de maneira construtora de novas formas de pensar. Que ele sirva para a academia, e que façam dele um instrumento de aprendizado, porque dele terão conceitos reais. Que este livro expresse possibilidades, que recrie os discursos, que fortaleça práticas de cuidado, que instigue justiça social e que faça ecoar as diversas vozes aqui presentes em prol da alimentação como um ato político. Meu desejo com este livro não é tímido, muito menos utópico, porque acredito que é possível sermos transformadores no mundo!
Sobre a autora: Ana Mattos é nutricionista formada pela UNISINOS, especialista em saúde mental pela residência multiprofissional, mestra em ciências sociais e atualmente doutoranda em políticas públicas pela UFRGS. Ana também é militante e defensora do direito à alimentação para todes, apoiadora de coletivos da pop rua e presidenta do conselho municipal de segurança alimentar e nutricional de São Leopoldo COMSEA!
* Estaremos recebendo doações de alimentos por meio do Comitê Gaúcho de Emergência no Combate à Fome.